Seguidores

Pesquisar este blog

TRADUTOR

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.

1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Projeto didático "Volta às Aulas Educação Infantil"



Projeto didático "Volta às Aulas"






Instituição:
Município:
Tema: Volta às Aulas
Turma:  Maternal II
Turno: Matutino/Vespertino
Professora: Claudia de Oliveira Andrade
Duração do Projeto: 1 semana        
Início      Término:
Direção:
Coordenação Pedagógica:


Eixos de Conhecimento: Linguagem Oral,  Movimento, Identidade e Autonomia Pessoal

 Conteúdos: contos infantis; diálogo, ambiente educacional infantil, adaptação escolar, cantigas infantis, brincadeiras, expressão corporal e relações sócio-afetivas.

Justificativa:

O retorno a rotina escolar merece atenção tanto no planejamento e organização das diretrizes quanto na produção das atividades para os estudantes. E, para garantir uma excelente volta às aulas foi elaborado este projeto didático para acolher com qualidade a turma neste ano novo letivo, atendendo as necessidades básicas dos estudantes  (emoções) relacionadas com o ambiente institucional de ensino infantil.  
O Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil (1988, Vol. 1, p. 21-22), diz que “As crianças constroem o conhecimento a partir das interações que estabelecem com as outras pessoas e com o meio em que vivem. O conhecimento não se constrói em cópia da realidade, mas fruto de intenso trabalho de criação, significação e ressignificação”.
Os estudiosos, entre eles o psicopedagogo Lev Semenovitch Vygotsky e o filósofo Michel de Montaigne, afirmam que a criança aprende interagindo com o meio ambiente, com outras crianças, com as pessoas à sua volta e com o mundo sob a orientação de adultos ou outros parceiros mais experientes.
Ao entrar na instituição de educação infantil, a criança defronta-se com um mundo a desvelar, mas com ela existe um outro mundo de histórias da sua família, experiências e socializações. E para o desenvolvimento da criança o professor deve mediar essa fase nova para ela, tornando-a prazerosa e rica em descobertas.
Contudo, é de suma importância que o professor proponha atividades com sentido, reais e desafiadoras para as crianças, que sejam, pois, simultaneamente significativas e prazerosas, incentivando sempre a descoberta e a criatividade durante o período letivo na instituição de ensino infantil.

Objetivo Geral:

Criar estratégias didáticas que possam favorecer o desenvolvimento da linguagem oral e a sociabilização durante o período de adaptação da criança no meio ambiente  educacional infantil.

Objetivos Específicos:
Levar os estudantes à:
- Conhecer a escola como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;
- Despertar o gosto pelo Centro educacional infantil e pela freqüência as aulas;
- Conhecer as pessoas que trabalham no Centro educacional;
- Identificar os materiais que utilizamos no CMEI;
- Promover o diálogo entre estudante/professor e estudante;
- Desenvolver a expressão corporal e a linguagem oral;

Procedimentos Didáticos ( Metodologia)
As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com a interação professor/estudante/estudante.
Serão formadas as rodinhas da conversa, cantigas e contos infantis.
Será feito um passeio pela instituição de ensino para que as crianças conheçam as dependências da mesma. Promoverá conversas com alguns profissionais que trabalham na escola sobre as suas funções.
Algumas atividades serão desenvolvidas em sala e outras extra sala.

Atividades programadas por áreas de conhecimento:

Linguagem Oral
- Cantigas;
- Roda da leitura (contos infantis);
- Diálogo informal com as crianças;

Movimento:
- Amarelinha;
- Brincadeiras de roda,
- Brincadeiras de equilíbrio  corporal;
-  Brincadeiras com obstáculos;
-  Atividades com músicas e diferentes sons;
- Andar, correr e saltar;
- Brincadeiras com bonecas, carrinhos, ursinhos etc.
- Boliche;
- Lençol furado.

Identidade/Autonomia Pessoal
- Desenvolver a interação entre as crianças/professores;
- Proporcionar e valorizar a amizade;
- Elevar a auto-estima e o respeito pelo ambiente escolar;
- Conhecer o seu nome e identificar o nome dos seus colegas;
- Brincadeiras com bonecas, carrinhos, ursinhos etc.
- Passeio pelas dependências da instituição de ensino;
- Tirar/colocar o sapato;
- Conhecer os seus objetos de uso pessoal e coletivo (roupas, escova de dente, pente, copo, sapatos, mochila etc.

Recursos Didáticos:
Boliche, bolas, bonecas, carrinhos, CDs, aparelho de som, Aparelho de televisão, jogos de encaixe pedagógico, boliche etc. 

Avaliação:
A avaliação será por meio de registro por parte do professor sob forma de observação do desenvolvimento da aprendizagem e da participação dos estudantes tanto individual quanto coletiva durante as atividades propostas na realização deste projeto. Este projeto será acompanhado pela direção e coordenação pedagógica dessa instituição de ensino.

Referência Bibliográfica:

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto.Secretaria de Educação Fundamental.Referencial Curricular Nacional para a educação Infantil. Introdução vol.1. Brasília: MEC, 1998.

                                 Professora

                                                                                                    ................................................................................

OBS: Adaptar em conformidade com a BNCC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!


Campos de Experiência-BNCC Educação Infantil

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *