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segunda-feira, 1 de abril de 2013

Teoria Psicogenética ( Piaget) Construtivista



- Conhecimentos são elaborados espontaneamente pela criança de acordo com o estágio de desenvolvimento em que ela se encontra.
- Construído pelo próprio sujeito em interação com o objeto de estudo, a partir de suas potencialidades.
- Interdisciplinar, contextualizado, privelegia a conctrução de conceitos e a criação do sentido.
- A atividade mental é construída pelo aluno por meio da apropriação progressiva e desenvolvimento das estruturas cognitivas, desde as mais simples às mais sofisticadas, por meio de assimilação e a acomodação.
- Privilegia a relação entre o sujeito e o objeto de estudo.
- O ensino é tido como processo, estabelecido por meio de estágios de ensino-aprendizagem de acordo com o desenvolvimento mental.
- O método é baseado em problematizar atividades que envolvam o aluno e o objeto.
- Os processos de ensino só podem se realizar na medida em que a criança estiver "pronta", madura para efetivar determinada aprendizagem.
- Procura desenvolver as crianças de acordo com o seu estágio de maturidade mental; o modelo de "homem" será estabelecido a partir das experiências vividas.
- O aluno deve refletir sobre suas experiências e estabelecer estratégias de resolução das situações.
- O professor é um facilitador da aprendizagem do conhecimento.
- O professor encoraja e aceita a autonomia e iniciativa do aluno.
- O professor cria situações que possam caminhar para que o aluno tenha condições de gerar seus próprios conhecimentos.
- O professor media as ações entre o aluno e o objeto de estudo.
- O professor lança uma questão desencadeadora com tempo para reflexão, depois trabalha os recursos para respondê-la.
- o professor é o responsável pelo desenvolvimento dos estágios de maturidade dos alunos, procurando propor atividades direcionadas.
- O aluno é um criador, questionador, interrogador, que vai formando-se à medida que suas estruturas mentais vão amadurecendo.
- O aluno encontra-se na situação de alguém que tem objetivos de aprender o mundo as partir de sua relação com os objetos.
- Valorização da autonomia, pensamento e decisão do aluno.
- As atividades didáticas são trabalhadas a partir de projetos.
- As atividades didáticas são sistemáticas, têm uma intencionalidade deliberada e compromisso explícito com temas atualizados e contextualizados.
- As aulas privilegiam o desenvolvimento dos aspectos inferenciais.
- O erro do aluno serve para identificar o nível de maturação das estruturas mentais do aluno. Ele consegue ou não realizar determinada atividade, não por incapacidade, mas por não estar "maduro" o suficiente para tanto.

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