O que é isso?

Postagens animadas Canal Pedagógico

Google Friend Connect

boo-box

FanPage

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Pesquisar este Blog sem acentuar as palavras

PARA SALVAR AS IMAGENS, CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.

1. Escolha a imagem;
2. Clique no botão direito do mouse;
3. Escolha a opção “Salvar Imagem Como ...”
4. Escolha o local a ser salvo a imagem;
5. Clique em salvar e pronto.

Cadastre seu E-mail e receba novidades do Canal Pedagógico

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

sexta-feira, 22 de abril de 2011

projeto didático "Alimentação"



IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA:
ENDEREÇO:
MUNICIPIO:
TEMA DO PROJETO: Alimentação
ÁREAS DE CONHECIMENTO: Linguagem Oral, Linguagem Escrita, Natureza/Sociedade, Matemática e
Arte
TURMA: Pré – Escolar
TURNO: vespertino
PERÍODO: INÍCIO: TÉRMINO:
PROFESSOR (A):
DIREÇÃO:

JUSTIFICATIVA

Este projeto tem como finalidade desenvolver um trabalho pedagógico em sala sobre a importância de uma boa alimentação em todas as fases do ciclo da vida.Neste âmbito, o projeto, cujo fundamento é promover a consciência dos educandos em relação a uma alimentação e hábitos alimentares saudáveis, consisti em desenhar um programa de Educação Alimentar dirigido a alunos do Pré-Escolar designado por “Saber comer para melhor viver”, sobre o qual foi testada a sua eficácia no desenvolvimento de conhecimentos, opiniões e comportamentos saudáveis no que diz respeito à alimentação.
Do ponto de vista educacional sabe-se que atitudes favoráveis ou desfavoráveis à saúde são construídas desde a infância, pela identificação com valores observados em modelos externos ou em grupos de referência (PCN - temas transversais, 1998). A escola, nesse sentido, cumpre papel destacado na formação dos cidadãos para uma vida mais saudável, na medida em que ao lidar com a alimentação/saúde a escola pode incluir ou não no seu cotidiano, ações e discussões permanentes e sistematizadas sobre o tema.

OBJETIVO GERAL
O projeto pretende conscientizar os alunos sobre a importância de uma alimentação saudável sem perder o prazer de comer.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Levar os alunos à:
- Valorizar uma boa alimentação;
- Aprender a escolher alimentos nutritivos e de boa qualidade;
- Encarar a necessidade de comer legumes, verduras e frutas como uma opção de saúde de forma espontânea e não forçada pelos pais
- Saber preparar uma receita adequadamente;
- Identificar os diferentes tipos de vitaminas e suas funções;
- Montar um cardápio semanal;
- Utilizar os cuidados com a higiene alimentar e seus benefícios;
- Adquirir hábitos para uma boa alimentação;
- Prevenir-se das doenças transmitidas por alimento;
- Conscientizar dos perigos dos corantes e alimentos industrializados;
- Saber conservar os alimentos na época da safra;
- Utilizar horta doméstica;
- Identificar os nutrientes, suas fontes e funções.

ORGANIZAÇÃO DA SALA:
Os alunos poderão trabalhar em grupos de 4 alunos, em dupla ou individual de acordo com as atividades que serão propostas.

METODOLOGIA/ESTRATÉGIAS:

A proposta metodológica baseia-se nos trabalhos de Piaget e Vigotsky, uma metodologia de ensino construtivista, respeitando as etapas de desenvolvimento da criança; sob a forma de projetos de ensino e de pesquisa.

· Procedimentos Metodológicos:

- Leituras diversas.
- Músicas.
- Poesia.
- trabalhos de Arte.
- Cardápios.
- Tabelas.
- Atividades de matemática.
- Pesquisas.
- Entrevistas.
- Receitas.
- Desenhos.
- Murais.
- Propagandas.
RECURSOS

- Livros;
- Revistas;
- Papel Pardo;
- Tesoura;
- Cola;
- Passeios;
- Micro Sister;
- DVD;
- Giz;
- Lousa;
- Sulfite;
-Tinta guache;
- Massinha de modelar;
- Lápis de Cor;
- Canetinhas;
- E.V.A;
-Cartolina.

AVALIAÇÃO

A avaliação ocorrerá paralelamente as atividades desenvolvidas, onde o professor avaliará qualitativamente o grau de participação, envolvimento, colaboração e compreensão ao assunto.
A avaliação será um processo cumulativo à aquisição de conhecimentos e mudanças de atitudes para com a conscientização sobre a vida dos animais vertebrados ( animais domésticos e selvagens).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

- CASTORINA, José Antônio; FERREIRA, Emília; LERSNER, Delia; OLIVEIRA, Marta Kohl de Piaget e Vigotsky. Novas contribuições para debate. Ática. São Paulo: 1998.

Um comentário:

  1. Excelente projeto de alimentacão escolar, parabéns... continue nos dando esse suporte educacional.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita em meu Blog! Deixe um comentário!

Converter em PDF

Send articles as PDF to

Comente:

Seguidores

Atividades recentes

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Gostou? Compartilhe !!!

Comentários Recentes

Faça parte

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...